Servir os pratos por ordem e um a um;
Proporcionar só os talheres que vão ser utilizados em cada momento;
Sentar-se de frente para o familiar se for necessário e realizar gestos precisos para que o imite e possa levar a cabo a refeição;
Através de indicações verbais dizer o que tem que fazer passo por passo;
A toalha da mesa deve ser branca e os pratos de uma cor que desperte a atenção;
Não colocar nada em cima da mesa que não seja necessário e possa provocar distração;
O familiar deve estar sentado com a cabeça e o pescoço em posição vertical e os braços e os pés bem apoiados;
Manter as rotinas: o mesmo local e a mesma hora da refeição;
Evitar que o local da refeição tenha ruídos (televisão ligada, etc.) e movimento de pessoas;
Não apressar a refeição;
Em caso de falta de apetite falar com o médico para verificar se a medicação está a diminuir a fome e certificar se tem dores na boca, a dentadura mal colocada ou se engasgasse com facilidade;
Servir refeições bem-apresentadas, coloridas e com ervas aromáticas que estimulem o paladar;
Servir as refeições preferidas do seu familiar antes de ele ter começado a ficar doente;
Verificar a temperatura e a consistência dos alimentos;
Com a idade pode acontecer uma diminuição natural da produção de saliva e essa diminuição pode ser agravada com a toma de medicamentos. Os alimentos ácidos estimulam a produção de saliva.
A alimentação deve propiciar – sempre que possível – a mastigação. A consistência dos alimentos e a mastigação é um estimulante da atividade do hipocampo, região do cérebro importante para as funções de memória e aprendizagem. (Kravchenko, 2008)
O iogurte natural e o queijo devem ser uma excelente alternativa ao leite. Com o envelhecimento pode surgir a dificuldade de digestão da lactose (açúcar do leite) porque a lactose precisa da enzima láctase (produzida no intestino delgado) para ser decomposta e à medida que se envelhece a produção da enzima láctase diminui. Com a fermentação do queijo ou do iogurte essa situação deixa de se colocar. Outra razão que justifica a preferência do iogurte natural ou queijo relativamente ao leite é o facto de a enzima láctase além de ajudar a metabolizar o açúcar do leite (lactose) também participa na separação do cálcio da lactose e da caseína do leite, o que resulta numa absorção mais eficaz do cálcio.

Fonte: Clique aqui.

1
Olá,
como o podemos ajudar?
Powered by