COMO PODEREI CHEGAR A VELHO COM SAÚDE? (Séneca [Séc. IV a.C.]).

Em condições normais estamos condenados a viver cada vez mais tempo devido à evolução da medicina, políticas sociais, políticas de saúde, legislação laboral, etc.

Relativamente ao século XIX, o século XX acrescentou cerca de 30 anos à esperança média de vida e essa tendência continuará a crescer no século XXI.

Falta agora acrescentar QUALIDADE de vida (menos doenças crónicas) à QUANTIDADE de anos que têm vindo a ser ganhos.

Nós nascemos com a morte “programada” no código genético (gerontogenes) e o tempo de vida máximo do ser humano é aproximadamente de 130 anos.

Quem tem a sorte de herdar bons genes, se tiver ao longo do ciclo de vida comportamentos pouco saudáveis ou de risco, estará a reunir condições para envelhecer mal e ter doenças crónicas independentemente do número de anos que venha a viver.

A MAIOR PARTE DOS HOMENS QUANDO ATINGE A MEIA IDADE TEM MEDO E ODEIA A VELHICE … É POR ISSO QUE A MAIOR PARTE DELES ENVELHECE MAL E MORRE ANTES DO TEMPO. (G. P. Papini [Séc. XVIII])

Os indivíduos que possuem expectativas negativas em relação ao envelhecimento, assumem a idade como uma causa de declínio inevitável, têm tendência a desinvestir em comportamentos e estilos de vida saudáveis, o que propicia maior vulnerabilidade a doenças e declínio físico e cognitivo.

Fonte: Clique aqui.

1
Olá,
como o podemos ajudar?
Powered by