A ptofobia leva a um ciclo vicioso porque a diminuição da mobilidade devido ao receio de voltar a cair aumenta a possibilidade de queda.
Com a percepção de que o risco de queda aumenta, muitos idosos reduzem as suas actividades, o que leva à exclusão social, ansiedade e diminuição da actividade física.
Os exercícios de força e equilíbrio previnem as quedas e podem ser realizados quer em sessõesde fisioterapia, quer em ocupações ou actividades com significado para o Idoso.
A alimentação saudável, a hidratação e o ambiente seguro são outros factores de prevenção.
Certos medicamentos têm como efeito iatrogénico (efeito adverso de um medicamento) a possibilidade de queda, pelo que sempre que possível devem ser substituídos.
Uma forma fácil de avaliar a força física é o aperto de mão.
A actividade física é o principal meio de promover a saúde nos idosos (Lampman, 1987; Ruchlin & Lachs, 1999; Seeman, 1995; Thompson, 1994).
Segundo a Organização Mundial de Saúde a caminhada é uma actividade física indicada para qualquer idade, porque não provoca nem stresse cardíaco nem lesões articulares.
Uma forma simples de avaliarmos o esforço físico durante uma caminhada ou qualquer outra forma de actividade é o teste da fala: quando começamos a falar com dificuldade é sinal que o esforço é elevado.