A perda de memória e o empobrecimento de raciocínio quando perturbam as actividades de vida diária, podem ser sinal de Alzheimer ou de outro tipo de demência.
O cérebro está dividido em zonas e cada uma delas tem uma função cognitiva. À medida que as várias formas de demência vão evoluindo, os sintomas e sinais vão-se assemelhando porque as zonas do cérebro afectadas passam a ser comuns.

Se notar algum destes sinais ou sintomas num familiar, consulte um médico.

Perda de memória com consequência nas actividades de vida diária:
Um sinal comum de demência em geral e de Alzheimer em particular é a perda de memória, especialmente a memória de curto prazo na fase inicial da doença.
Outros sinais incluem o esquecimento de datas ou eventos importantes (memória de trabalho ou de longo prazo); Repetir constantemente a mesma informação (memória de curto prazo); Precisar cada vez mais de sistemas de apoio à memória (por exemplo, lembretes ou dispositivos de aviso electrónico) ou ajuda de membros da família para realizar as actividades normais da vida quotidiana.

Exemplo de uma alteração típica de memória relacionada com o envelhecimento normal: Esquecimento momentâneo de um nome ou compromisso lembrado no entanto mais tarde.

Capacidade de planificação e resolução de problemas
Esta situação diz respeito à diminuição da capacidade de desenvolver um plano, dificuldade em trabalhar com números, alteração da capacidade de concentração, necessidade de ajuda para gerir o orçamento mensal e aumento anormal do tempo de demora em fazer actividades familiares.

– Exemplo de uma alteração normal que pode acontecer com o envelhecimento: Cometer erros ocasionais ao controlar um talão de cheques.

Dificuldade em realizar tarefas em casa, no trabalho ou de lazer
Á medida que a demência em geral e a doença de Alzheimer em particular vai evoluindo, o paciente vai tendo mais dificuldade em executar as tarefas quotidianas de vida diária.
Podem surgir situações como a dificuldade em dirigir o carro para um local familiar, gerir um orçamento no trabalho ou lembrar as regras de um jogo conhecido.
Exemplo de uma alteração normal que pode acontecer com o envelhecimento: Precisar ocasionalmente de ajuda para programar um microondas ou gravar um programa de televisão.

Confusão com o tempo ou o lugar
As pessoas com demência em geral e com Alzheimer em particular podem perder a noção de datas, estações do ano e esquecer onde estão ou como chegaram lá (confusão temporal e espacial).

– Exemplo de uma alteração normal que pode acontecer com o envelhecimento: Ficar momentaneamente confuso sobre o dia da semana mas lembrar mais tarde.

Problemas na compreensão de imagens visuais e distâncias espaciais
Esta incapacidade refere-se a problemas de visão que se verificam por exemplo na dificuldade em ler, avaliar e medir a distância e determinar a côr ou o contraste, o que pode causar situações de perigo durante a condução automóvel.

– Exemplo de uma alteração normal que pode acontecer com o envelhecimento: Alterações da visão relacionadas com a existência de cataratas. No caso de demência a alteração patológica verifica-se no cérebro.

Dificuldade em falar ou escrever
As pessoas com demência em geral e em particular com Alzheimer têm dificuldade em acompanhar ou participar num diálogo. Elas podem parar no meio de uma conversa, repetir-se e não ter ideia como continuar o diálogo. Têm problemas em encontrar as palavras certas do vocabulário ou podem trocar os nomes das coisas.

– Exemplo de uma alteração normal que pode acontecer com o envelhecimento: Acontecer por vezes a dificuldade em encontrar a palavra certa.

Esquecimento da localização de objectos
Uma pessoa com doença de Alzheimer pode colocar objectos em lugares incomuns e não se lembrar onde os deixou.Devido à perda de memória o paciente pode acusar outras pessoas de roubo.

– Exemplo de uma alteração normal que pode acontecer com o envelhecimento: esquecimento de vez em quando do lugar onde se guardou um objecto, situação resolvida posteriormente.

Diminuição ou fraca capacidade de julgamento
As pessoas com demência em geral e Alzheimer em particular podem passar pela situação de diminuição da capacidade de julgamento e tomada de decisão.
Esta característica pode resultar por exemplo no gasto excessivo em compras de telemarketing, diminuição da atenção à higiene pessoal ou da casa.

– Exemplo de uma alteração normal que pode acontecer com o envelhecimento: Tomar uma má decisão de vez em quando.

Retirada do trabalho ou das actividades sociais
Uma pessoa com demência em geral e Alzheimer em particular começa a sair por iniciativa própria de actividades sociais, passatempos, projectos de trabalho ou actividades desportivas.
Numa fase inicial da doença, a pessoa apercebe-se que alguma coisa não está bem.

Exemplo de uma alteração normal que pode acontecer com o envelhecimento: sentir-se por vezes cansado do trabalho e das obrigações sociais.

Mudanças de humor e da personalidade
O humor e a personalidade podem mudar. O paciente pode ficar confuso, desconfiado, deprimido, temeroso ou ansioso. Ele pode zangar-se facilmente em casa, no trabalho, com amigos ou em locais fora de sua zona de conforto.

– Exemplo de uma alteração normal que pode acontecer com o envelhecimento: Desenvolver formas específicas de fazer as coisas e ficar irritado quando a rotina é interrompida.

Fonte: Clique aqui.